Dez centímetros e olhos nos lados da cabeça: cobra mais pequena do Mundo reaparece em Barbados

Foto: Connor Blades / AFP
Uma cobra tão pequena que poderia ser confundida com uma minhoca reapareu em Barbados, depois de quase duas décadas sem ser vista.
Uma equipa do Ministério do Meio Ambiente do país caribenho e de um grupo de conservação viu a cobra-fio-de-Barbados (Tetracheilostoma carlae) escondida sob uma rocha. Estas serpentes "são cegas" e foram vistas algumas poucas vezes desde 1889, declarou Connor Blades, funcionário de um projeto do Ministério do Meio Ambiente que colaborou na descoberta.
Com um comprimento de apenas oito a dez centímetros quando está completamente esticada, trata-se da menor espécie de cobra do Mundo. Distingue-se pelas suas riscas laranja ao longo do dorso, olhos nos lados da cabeça e uma pequena escama no focinho. A cobra-fio-de-Barbados é vulnerável, já que as fêmeas põem apenas um ovo.
O animal foi encontrado depois de mais de um ano de buscas quando a equipa estava a remover pedras presas sob as raízes de uma árvore. A pequena serpente foi levada para a Universidade das Índias Ocidentais para ser examinada minuciosamente com um microscópio. Esta espécie é muito semelhante à cobra-cega braminus, uma espécie invasora, portanto, o espécime precisou de ser validada antes de ser devolvida à floresta.
Apenas 2% da floresta primária da ilha caribenha permanece intacta. O restante foi desflorestado para a agricultura desde o início da era colonial há 400 anos. "O redescobrimento da cobra-fio é também uma chamada de atenção a todos os barbadenses: as florestas de Barbados são muito especiais e precisam de proteção", destacou Justin Springer, que fez a descoberta com Blades.
