Em junho deste ano, os dez norte-americanos mais ricos possuíam conjuntamente um património líquido de 1,005 biliões de dólares (910 mil milhões de euros). Esse valor supera o PIB combinado dos 106 países mais pobres do Mundo, que é de 998,2 mil milhões de dólares (908,7 mil milhões de euros).
Corpo do artigo
Numa altura em que a desigualdade económica atingiu níveis sem precedentes, o fosso entre uma imensa riqueza e uma pobreza extrema continua a crescer. Esta disparidade é evidenciada pela riqueza significativa acumulada pelos dez americanos mais ricos em comparação com a de mais de 100 dos países mais pobres do Mundo.
Segundo os dados analisados pela Finbold, a riqueza individual de Elon Musk, CEO da Tesla, ocupa a primeira posição com uma fortuna de 180 mil milhões de dólares. Logo a seguir encontra-se Jeff Bezos, fundador e ex-CEO da Amazon, com um património líquido de 114 mil milhões de dólares, enquanto Larry Ellison, da Oracle, ocupa o terceiro lugar com 107 mil milhões de dólares. Warren Buffett e Bill Gates ocupam, respetivamente, a quarta e quinta posições, com fortunas de 106 mil milhões de dólares e 104 mil milhões de dólares.
O PIB de Portugal estimado para 2022 aproxima-se dos 240 mil milhões de euros. No entanto, a riqueza produzida pelos portugueseses é facilmente superada pelos dois mais ricos magnatas norte-americanos. Elon Musk e Jeff Bezos têm uma fortuna conjunta de 294 mil milhões de dólares (267,6 mil milhões de euros).