Dois helicópteros militares colidiram e despenharam-se durante uma sessão de treino esta terça-feira, na Malásia, matando os dez tripulantes a bordo, de acordo com as autoridades locais.
Corpo do artigo
"Os dois helicópteros colidiram durante um treino de voo. As dez vítimas a bordo foram confirmadas como mortas pelos médicos", afirmou Suhaimy Mohamad Suhail, comandante de operações do departamento de bombeiros e salvamento.
As imagens partilhadas online mostravam vários helicópteros a voar a baixa altitude em formação sobre o estádio naval de Lumut, num voo de treino antes das celebrações do dia aberto da frota naval, em maio.
Um dos helicópteros foi visto a embater no rotor traseiro de outro helicóptero, fazendo com que ambos entrassem em parafuso e se despenhassem.
Os dois helicópteros envolvidos eram um Eurocopter AS555SN Fennec e um AgustaWestland AW139, informou a equipa de salvamento.
As imagens mostram o modelo Eurocopter destruído na pista do estádio da base naval, com o pessoal de salvamento a rodeá-lo, bem como vários destroços.
O helicóptero AgustaWestland despenhou-se na zona das piscinas da base naval.
O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, enviou as suas condolências às famílias das vítimas, afirmando que "a nação chora a tragédia de cortar o coração e a alma".
"Fui informado de que o Ministério da Defesa, em especial a TLDM [Marinha Real da Malásia], vai proceder a uma investigação imediata para apurar as causas do acidente", afirmou.
Os incidentes com helicópteros não são invulgares no país do Sudeste Asiático. No mês passado, um helicóptero da guarda costeira da Malásia despenhou-se no Estreito de Malaca, sem vítimas mortais. Em 2016, um vice-ministro foi uma das vítimas mortais após a queda de um Eurocopter AS350 no estado de Sarawak.
