Deslizamentos de terra causados por chuvas torrenciais no sudeste do Brasil provocaram, pelo menos, dez mortes, informaram os serviços de resgate de Minas Gerais no domingo.
Corpo do artigo
Nove pessoas morreram em Ipatinga, Minas Gerais, após caírem 80 milímetros de chuva no espaço de uma hora na noite de sábado.
Os bombeiros retiraram o corpo de um menino de oito anos dos escombros de uma casa destruída por um deslizamento de terra.
Outro deslizamento de terra arrastou tudo o que estava no seu caminho ao longo de uma rua na encosta de uma colina no bairro de Bethania.
As imagens da agência AFP do local mostram os escombros das casas cobertos de lama.
Até à noite de domingo, uma pessoa da zona continuava desaparecida, embora quatro membros da sua família tenham sido resgatados.
Um corpo também foi encontrado na cidade vizinha de Santana do Paraíso.
O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, enviou uma mensagem de “solidariedade às vítimas” numa declaração publicada nas redes sociais.
O maior país da América Latina foi afetado por vários fenómenos meteorológicos extremos durante o ano passado. Enormes inundações causadas por dias de chuva recorde mataram mais de 180 pessoas no sul do país em abril e maio.
O Brasil sofreu também uma seca histórica ligada às alterações climáticas, que preparou o terreno para os piores incêndios florestais dos últimos 17 anos, que consumiram vastas áreas da floresta amazónica.
