O maior retalhista online chinês transformou um dia dedicado aos que ainda não encontraram o amor, num negócio multimilionário.
Corpo do artigo
Dia dos Namorados, Dia da Mãe e Dia do Pai são alguns dos momentos durante um ano que usamos para homenagear aqueles que nos são próximos, mas também ótimas oportunidades para as empresas lucrarem com os presentes.
Mas na China, o maior retalhista online, o Alibaba, ultrapassou todos os recordes de lucros com este género de celebrações e transformou o Dia dos Solteiros (11 de novembro), uma brincadeira criada em 1993 na Universidade de Nanjing, num ótimo negócio de milhares de milhões de euros.
Maior do que a sexta-feira negra nos EUA ou a cyber-segunda-feira, o Dia dos Solteiros rendeu à Alibaba 17,8 mil milhões de dólares (cerca de 16,4 mil milhões de euros) em apenas um dia.
Através de uma grande campanha de marketing, a loja online conseguiu que este dia fosse transformado no momento em que deve comprar coisas para si mesmo.
A loucura com este dia começou apenas em 2009, quando a empresa detetou uma oportunidade de conseguir expandir o negócio com a brincadeira iniciada em 1993 e que decretou o dia 11 de novembro (uma brincadeira com a solidão do número um: 11/11) como o momento de celebrar os solteiros.