Entre 5 a 16 de maio, Itália poderá deixar de ter novos casos de Covid-19. Em algumas regiões, como Veneto e Piemonte até poderão atingir tal resultado mais cedo, em meados de abril.
Corpo do artigo
As primeiras projeções italianas para o dia "zero", isto é, o primeiro dia sem novos casos positivos de Covid-19, reveladas pelo jornal "Corriere della Sera", são do Enaudi Institute for Economics and Finance (EIEF), um centro de investigação universitário de Roma, sustentado pela Banca italiana.
As projeções foram baseadas nos dados estatísticos até 18 de março, disponibilizados pela Proteção Civil. No entanto, há diferentes velocidades de evolução para as várias regiões.
A primeira a deixar de ter novos casos, de acordo com a projeção, será Trentino -Alto Adige, a 6 de abril, e Basilicata no dia seguinte.
Já Veneto a 14 de abril, Lombardia a 22 de abril e Emilia-Romagna a 28 de abril.
Lázio, a região na qual se insere Roma, capital italiana, deverá deixar de ter novos contagiados a 16 de abril e Toscana a 5 de maio.
Ao jornal italiano, Franco Peracchi, autor do estudo, adverte, no entanto, que o número de casos (sobre os quais o estudo está baseado) não é igual ao número de infetados de determinada localidade, mas apenas os que testaram positivo para a Covid-19.
