Dias difíceis no Irão. Dois sismos atingem local da única central nuclear do país
Dois terramotos, um de magnitude 4,9 e outro de 4,5 na escala de Richter, atingiram, esta quarta-feira, a região sudoeste do Irão, onde a está situada a central nuclear de Bushehr. Horas antes, um avião ucraniano caiu em Teerão, provocando a morte aos mais de 170 ocupantes.
Corpo do artigo
O primeiro sismo foi registado a 10 quilómetros de profundidade, numa área que se situa a 10 quilómetros a sudeste da cidade de Borazjan, cerca das 8.50 horas locais, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Quase uma hora depois, um novo terramoto abalou, à mesma profundidade, uma zona a cerca de 17 quilómetros da cidade.
Os terramotos foram sentido em Bushehr, onde está localizada a única central nuclear iraniana, projetada para resistir a terramotos mais fortes, não havendo até ao momento informações de vítimas ou danos.
O Irão é propenso a terramotos com muita regularidade. Em 2003, um sismo de magnitude 6,6 arrasou a cidade histórica de Bam, matando 26 mil pessoas. Bam fica perto da central nuclear de Bushehr que, na ocasião, não registou danos.