Dilma Rousseff, a presidente com mandato suspenso depois de ter sido afastada temporariamente do cargo pelo Senado, pediu ao povo para se manter mobilizado em defesa da democracia.
Corpo do artigo
"Mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta pela democracia não tem data para terminar. É luta permanente (...) Nós vamos vencer", disse Dilma Rousseff, depois de ter sido notificada da decisão do Senado.
5170413
O Senado aprovou a instauração do processo de "impeachment" (destituição) de Dilma Rousseff, com 55 votos a favor e 22 contra.
Michel Temer é, agora, presidente interino do Brasil depois de Dilma ser afastada temporariamente por um prazo máximo 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas.
Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos eleitos naquele órgão.
"O meu Governo jamais reprimiu movimentos sociais, o meu Governo jamais reprimiu manifestações políticas, mesmo as que eram contra mim, o que é o risco que corremos agora", disse Dilma Rousseff à população que a aguardava no exterior do Palácio do Planalto, em Brasília, depois de ter sido formalmente informada da suspensão do seu mandato.
"O que faz um governo ilegítimo diante de protestos, diante da divergência, diante de movimentos contrários? Sabem o que faz? Governos assim caem na tentação de reprimir os protestos, de reprimir as reivindicações", sublinhou.
Hoje para mim é um dia muito triste
Dilma, que deixou o Palácio do Planalto acompanhada do ex-presidente Lula da Silva e outros dirigentes políticos, acusou também que o próximo governo vai procurar "acabar com as políticas sociais", de que destacou as realizações do seu Executivo nessa área: "sonho da casa própria realizado" e "a proteção das crianças". Algumas pessoas que a aguardavam no exterior não escondiam as lágrimas.
"Hoje para mim é um dia muito triste, mas vocês conseguem fazer com que a tristeza e que eu tenha que, junto com vocês, com o calor, a energia e o carinho que vocês me passam, eu tenha aqui um momento de alegria", agradeceu.
Como qualquer pessoa, posso ter cometido erros, mas não cometi crimes
Para Dilma Rousseff "traição e injustiça são talvez as mais terríveis palavras que recaem sobre uma pessoa", e continuou: "este momento que nós estamos vivendo é um momento em que as forças da injustiça e da traição estão soltas por aí".
Reafirmando que está "pronta para resistir por todos os meios legais", agora durante o julgamento que vai ser alvo, Dilma Rousseff frisou: "Como qualquer pessoa, posso ter cometido erros, mas não cometi crimes".
Na sua intervenção, agradeceu ainda aos movimentos sociais que nos últimos tempos disseram "um não imenso do tamanho do Brasil ao golpe" nas ruas.
Os populares que se encontravam na rua sublinharam a intervenção de Dilma Rousseff com gritos de "Fora, Temer" e "resistir".