O segundo filho de Donald Trump alimentou especulações, esta sexta-feira, de que a sua família procura estabelecer uma dinastia política multigeracional, afirmando que ele e outros familiares podem candidatar-se a cargos públicos.
Corpo do artigo
Eric Trump disse ao jornal “Financial Times” que uma carreira política seria "fácil" para os familiares, que veem para além do segundo mandato do presidente Trump, que termina em 2029.
Eric, de 41 anos, é um defensor acérrimo do pai nas estações de televisão, enquanto o seu irmão mais velho, Donald Jr., é uma figura-chave no círculo íntimo de Trump, usando o seu podcast e a sua presença nas redes sociais para mobilizar a base do presidente.
"A verdadeira questão é: 'Quer arrastar outros membros da sua família para isto?'", disse Eric Trump na entrevista. "Se a resposta fosse sim, acho que o caminho político seria fácil, ou seja, acho que conseguiria. E, já agora, acho que outros membros da nossa família também conseguiriam”.
Eric Trump disse que "não ficou nada impressionado com metade dos políticos” que já viu. "Conseguiria fazê-lo de forma muito eficiente", sublinhou.
Questionado sobre se se candidataria às eleições no futuro, respondeu: "Não sei. Só o tempo o dirá. Mas há mais pessoas para além de mim".
Família ligada à política e à vida empresarial
Os filhos de Trump e a sua família estão envolvidos há muito tempo na vida empresarial e também assumiram papéis importantes quando se juntou à política e assumiu a Casa Branca em 2017.
No primeiro mandato de Trump, a filha Ivanka e o marido Jared Kushner ocuparam cargos importantes na administração, embora entretanto se tenham afastado das linhas da frente políticas.
A mulher de Eric, Lara Trump, coliderou o Partido Republicano nacional durante a última campanha eleitoral, recebendo elogios calorosos do candidato, e agora tem o seu próprio programa na “Fox News”.
Barron Trump, o único filho do presidente com a mulher Melania, tem 19 anos, mas o pai diz que se interessa por política e ajudou-o a atrair jovens eleitores através de podcasts e do TikTok.
Kai Trump, de 18 anos, filha de Donald Jr. e da ex-mulher Vanessa Trump, discursou na Convenção Nacional Republicana do ano passado e é uma jogadora de golfe júnior competitiva.
Lucrar com a política
Eric e Donald Jr. gerem os negócios da família Trump, que agora incluem um crescente portefólio de criptomoedas. Eric negou qualquer conflito de interesses, afirmando que "se há uma família que não lucrou com a política, é a família Trump. "O custo de oportunidade, o custo legal, o preço que isto teve na nossa família foi astronómico", explicou.
É amplamente aceite que os Trump levaram a monetização do seu estatuto de poder a níveis sem precedentes para as famílias de primeira linha dos EUA. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, aceitou financiar um filme sobre Melania Trump, o que lhe terá rendido 28 milhões de dólares. Outros familiares próximos estão envolvidos em negócios imobiliários multibilionários no estrangeiro, e Donald Jr. vai lançar um clube em Washington.
Em maio, o presidente Trump ofereceu um jantar num dos seus clubes de golfe aos investidores da sua criptomoeda $TRUMP, que lançou pouco antes de regressar à Casa Branca. Os lugares foram para os investidores que compraram a maior parte da moeda, com os 25 maiores detentores a ganharem uma reunião privada com o próprio Trump.
