O direito ao porte aberto de armas de fogo em público começou quinta-feira na Florida, nos Estados Unidos (EUA), com o apoio do governador do estado norte-americano.
Corpo do artigo
"Quando se diz que o céu vai cair se se transportar (uma arma) abertamente, bem, consigo imaginar mais de 40 estados que têm e não vi o céu cair", disse o governador do estado norte-americano, Ron DeSantis, num evento na Universidade Internacional da Florida (FIU).
A medida entrou em vigor na quinta-feira, após o prazo de 15 dias estabelecido pelo Tribunal de Apelação do Primeiro Distrito da Florida.
O tribunal declarou inconstitucional a lei estadual que proíbe o porte aberto de armas de fogo em público, conhecido como "porte aberto", a 10 de setembro.
Embora a lei não tenha sido alterada, nenhum outro tribunal de recurso contestou a decisão.
As autoridades estaduais começarão a permitir que as pessoas exibam as suas armas nas ruas, apesar das reservas de alguns senadores republicanos e da Associação de Xerifes da Florida.
Perante as críticas, o governador defendeu que a proibição do porte aberto de armas mantém-se em vigor apenas na Califórnia, no Illinois e em Nova Iorque.
Ron DeSantis tinha pedido no início de setembro uma lei que permitisse o porte aberto de armas de fogo na Florida, onde mais de um terço da população, 35%, possui uma arma, de acordo com o site especializado em armamento, Ammo.
A lei de porte armas tinha sido travada na legislatura local porque o presidente do Senado da Florida, Ben Albritton, não concordou, destacando a oposição da Associação de Xerifes da Florida.
O Gabinete do Xerife do Condado de Pinellas publicou na rede social X que o porte aberto de armas continuará a ser proibido em estabelecimentos privados que o exijam, como lojas e restaurantes, bem como aeroportos, escolas, bares, lojas de bebidas, tribunais, esquadras de polícia e outros edifícios governamentais.
Neste contexto, o governador da Florida indicou que a regra "não fará qualquer diferença significativa na cultura quotidiana da Florida".
O governador destacou ainda que com o porte aberto de armas aprovado na Florida, o estado está "mais alinhado com a grande maioria dos estados, inclusive com os estados azuis (governados por democratas)", argumentando que no estado de Vermont o direito já está em vigor desde a década de 1770.