Diretor do FBI demite alto funcionário após críticas sobre uso indevido de jatos oficiais

Kash Patel demitiu um alto funcionário após ter sido revelado que usava o jato do FBI para fins pessoais
Foto: Michael M. Santiago / Getty Images / AFP
O diretor do FBI, Kash Patel, demitiu o alto funcionário Steve Palmer, responsável pela divisão de aviação, após reportagens revelarem o uso de aeronaves governamentais para fins pessoais. A saída de Palmer foi oficializada na sexta-feira.
Corpo do artigo
De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg Law, um serviço de pesquisa jurídica online, Palmer foi afastado após reportagens revelarem que Patel viajou num jato do FBI até à Pensilvânia, onde a sua parceira, a cantora country Alexis Wilkins, apresentou o hino nacional durante uma competição de wrestling.
Palmer, que supervisionava a frota de jatos e integrava o grupo de resposta a incidentes críticos do FBI, foi informado que deveria renunciar imediatamente ou seria demitido. Fontes afirmam que a decisão refletiu a irritação de Patel com a repercussão negativa na imprensa sobre as suas viagens pessoais, mas mostram admiração uma vez que a agenda de deslocação do diretor do FBI é pública e os voos podem ser seguidos online. Além disso, Patel publicou fotografias no evento com a namorada.
Com esta demissão, Palmer torna-se o terceiro chefe do grupo de resposta a incidentes críticos a deixar o cargo durante o curto mandato de Patel à frente do FBI, sob a administração Trump, num ano marcado por várias saídas e acusações internas.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", os diretores do FBI são obrigados, por questões de segurança, a utilizar aeronaves do governo tanto em viagens oficiais quanto pessoais. Contudo, o episódio reacendeu críticas de antigos agentes sobre o uso de recursos públicos, sobretudo porque Patel já havia censurado antecessores por práticas semelhantes.
Em resposta à polémica, o diretor afirmou na rede social X que se recusava a "ser distraído por rumores infundados ou pelo ruído de anarquistas desinformados da internet e pelas notícias falsas", e condenou os "ataques repugnantemente infundados contra Alexis, uma verdadeira patriota" a quem tem "orgulho de chamar companheira".
I am proud of the work of this FBI. We"re taking violent criminals off the streets in record numbers, crushing the fentanyl crisis, dismantling cartels, saving children, hunting down terrorists - and so much more.
- Kash Patel (@Kash_Patel) November 2, 2025
Let me be clear: we will not be distracted by baseless rumors or...
O porta-voz do FBI, Ben Williamson, destacou que Patel cumpre as normas que exigem o reembolso parcial das viagens pessoais em aeronaves oficiais e afirmou que o diretor "reduziu significativamente o uso de jatos para fins privados em comparação com os seus antecessores". "Ele tem permissão para ocasionalmente tirar um tempo para si, para ver a família, os amigos ou a namorada de longa data", acrescentou Williamson.
Através da plataforma FlightAware é possível confirmar que o jato de Patel aterrou num aeroporto próximo à Universidade Estadual da Pensilvânia, a 25 de outubro, na noite em que Wilkins atuou num evento de wrestling. No entanto, os registos dos movimentos do jato foram bloqueados a partir de domingo. A pesquisa pelo jato do governo gera agora a mensagem "não está disponível para rastreamento público a pedido do proprietário/operador".
