As autoridades italianas anunciaram, esta terça-feira, a detenção de Leonardo Gesualdo, considerado um dos principais membros da máfia no sul de Itália.
Corpo do artigo
De acordo com os Carabinieri, forças de segurança de Itália, Leonardo Gesualdo, de 39 anos, é apontado como membro do clã mafioso que integra o grupo "Sociedade di Foggia", na região de Puglia.
Leonardo Gesualdo era procurado pela Justiça italiana desde 2000, depois de ter escapado a uma operação policial contra o crime organizado e encontrava-se na lista dos fugitivos mais perigosos de Itália. Em 2020, foi condenado à revelia a 12 anos de prisão por ligações à máfia.
Segundo a mesma nota, Leonardo Gesualdo foi detido numa casa localizada nos arredores de Foggia enquanto dormia, não tendo oferecido resistência. Durante a busca, foi encontrada uma pistola com seis balas no carregador.
Quando escapou à operação policial em 2000, foram detidos quase 40 membros dos clãs que compõem a chamada "Sociedade Foggia".
Este grupo de crime organizado controlava as atividades económicas da região do sul de Itália através da intimidação de comerciantes e empresários.
Na altura, os 40 detidos, em 15 províncias italianas, foram acusados de conspiração mafiosa, cumplicidade externa em conspiração mafiosa, extorsão, tentativa de extorsão, usura, fraude em concursos e tráfico de droga.