O Pentágono divulgou cinco vídeos apreendidos na casa onde vivia Osama bin Laden. Um deles mostra o líder da al-Qaeda, de barba grisalha, a ver televisão. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Num dos cinco vídeos, sem som, Osama bin Laden surge a ver televisão, de comando na mão, a passar os canais e parando nas notícias sobre ele próprio.
[youtube:DB0ftf53JYs]
Num outro, o líder da al-Qaeda está a gravar uma mensagem com ameaças aos Estados Unidos, que terá sido filmada entre Outubro e Novembro de 2010. Nos outros três registos de imagem, Osama parece estar a preparar-se para uma dessas gravações.
O Pentágono diz que este material foi encontrado no edifício em Abbottabad onde Bin Laden vivia e onde foi morto, domingo passado, numa operação de forças especiais norte-americanas.
Foram ainda encontradas câmaras de vídeo, uma dezena de computadores, discos rígidos e uma centena de dispositivos para armazenamento de dados (CD, DVD, canetas USB) e também notas manuscritas.
Um alto funcionário da inteligência americana disse à agência AFP, sob anonimato, que esta apreensão de vídeos e outros documentos é considerada a mais importante até hoje, uma vez que revela que Bin Laden continuava a ser um "líder activo da al-Qaeda", dando instruções a partir do seu refúgio e planeando acções.