Dois funcionários do jardim zoológico Feldman Ecopark, em Kharkiv, na Ucrânia, foram encontrados mortos numa sala nas traseiras. Os homens estavam desaparecidos deste março.
Corpo do artigo
Quando a guerra eclodiu, os dois funcionários ficaram no parque para alimentar os animais. Mas quando os restantes trabalhadores regressaram ao zoo, a 7 de março, não encontraram os colegas. "Andámos muito tempo à procura deles, até que contactámos a Polícia. Apesar de tudo, tínhamos esperança que nada de grave tivesse acontecido, mas ontem [terça-feira] recebemos a confirmação de que os corpos tinham sido encontrados.", pode ler-se num comunicado emitido pelo parque.
Segundo a nota, os homens "foram alvejados pelo inimigo e os corpos barricados numa sala das traseiras do zoo".
O Feldman Ecopark lamentou a morte de duas pessoas "maravilhosas e corajosas" e condenou os "comportamentos desumanos" das forças russas.
No total, desde o início do conflito, já morreram cinco funcionários do zoo, que tem sido alvo de fortes bombardeamentos russos. Grande parte do parque está destruído, pelo menos 100 animais perderam a vida e outros tantos já foram retirados das instalações.