Dois gatos bebés foram encontrados dentro de uma palete, num armazém, depois de uma viagem de três dias num camião que partiu de Portugal em direção ao Reino Unido.
Corpo do artigo
Os gatos, aos quais já foram dados nomes - Mango e Smudge -, tinham quatro semanas de vida quando foram descobertos na palete de transporte. Encontram-se, por enquanto, em quarentena, para evitar a propagação de doenças, onde deverão permanecer durante mais algumas semanas, após o tratamento numa clínica veterinária em Northampton.
Apesar de terem sido encontrados fracos, esfomeados e desidratados, os dois animais foram considerados clinicamente saudáveis e começaram a recuperar depois de lhes serem administrados líquidos.
No entanto, Lauren Walker, administradora da clínica veterinária para onde os gatos foram levados, afirma que esse não foi o único desafio que a dupla intrépida enfrentou.
"É extremamente importante mantê-los completamente isolados, uma vez que vieram para o Reino Unido sem quaisquer vacinas e Portugal tem algumas doenças que não vemos neste país há muito tempo", indicou a responsável, em declarações ao jornal britânico "Vet Times".
"Os gatinhos foram colocados numa câmara de oxigénio, com contacto restrito do pessoal e medidas rigorosas de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e limpeza para minimizar quaisquer riscos", acrescentou.
Lauren Walker realça que já notificou as autoridades competentes para "descobrir os protocolos e leis exatas que envolvem esta situação", dado que os gatos são considerados "animais sem documentos".
A dupla de aventureiros foi colocada em quarentena em Essex, onde deverá permanecer até meados de outubro. Nessa altura, os gatos deverão ir viver com um dos funcionários do armazém onde foram encontrados.