Dois homens e uma mulher detidos perto de Londres suspeitos de espiar para a Rússia
Dois homens e uma mulher foram detidos, esta qunta-feira, pela unidade antiterrorista da Polícia Metropolitana de Londres por suspeitas de espiarem para a Rússia.
Corpo do artigo
A polícia especificou que um homem de 41 anos e uma mulher de 35 anos foram detidos na mesma morada e outro homem de 46 anos separadamente, todos residentes em Grays, vila situada a 37 quilómetros de Londres.
"Os três foram presos sob suspeita de auxiliar um serviço de inteligência estrangeiro", em específico da Rússia, tendo posteriormente sido libertados sob medidas de coação, adiantou.
As duas moradas foram sujeitas a buscas e a investigação continua.
O comandante Dominic Murphy, chefe da unidade de antiterrorismo, afirmou que a polícia tem estado a registar "um aumento do número daqueles que poderíamos descrever como 'proxies' recrutados por serviços secretos estrangeiros".
Como exemplo, referiu que dois jovens britânicos aguardam sentença após terem sido recrutados pelo Grupo Wagner para cometer um incêndio criminoso num armazém ligado à Ucrânia e que arriscam penas de prisão potencialmente longas.
Pesar de, salientou Murphy, "as detenções de hoje não estejam de forma alguma relacionadas com essa investigação".