Um ninho de cegonhas com cerca de dois metros de altura, a pesar uma tonelada, é agora uma das grandes atrações em Burgos, Espanha. A estrutura está situada na chaminé inclinada de uma antiga casa agrícola.
Corpo do artigo
Uma antiga construção utilizada para tirar água de um poço e irrigar os campos agrícolas é agora o abrigo de várias cegonhas-brancas em Burgos, Espanha. O ninho, de dois metros de altura e possivelmente a pesar uma tonelada, está inclinado sobre a chaminé da construção, também ela com declive acentuado.
“Parece que são engenheiras, sabem equilibrar o ninho apesar de a torre ser torta”, contou o proprietário do edifício, Nicolás Serna, ao “El País”. A estrutura de tijolo pertence ao agricultor desde 2015 e já teve de ser reforçada com aço e betão para que não desmoronasse. “Quando comprei a quinta, a construção estava direita, mas, no segundo ano, começou a inclinar-se”, partilhou o agricultor, que acabou por detetar que a construção do poço estava a ceder, motivo pelo qual a torre está cada vez mais inclinada.
O ninho é composto por três camadas sobrepostas com diferentes gerações de cegonhas a nidificar e, no topo, está a mãe a observar as aves recém-nascidas.
O fenómeno está a viralizar nas redes sociais e tornou-se um dos pontos atrativos da região de Arlanza.