Dois moçambicanos detidos na África do Sul por furto de 52 postes de iluminação pública
As autoridades sul-africanas prenderam dois moçambicanos no posto de fronteira de Kosi Bay, junto à fronteira com o Sul de Moçambique, com 52 postes de iluminação pública furtados na África do Sul.
Corpo do artigo
"Uma carrinha Isuzu cinzenta conduzida por um cidadão moçambicano foi revistada no posto de fronteira e no veículo foram encontrados 52 postes de iluminação pertencentes ao Município de Ethekwini [que abrange a cidade portuária de Durban, no sudeste do país]", referiu a Autoridade de Gestão de Fronteira (BMA, na sigla em inglês) sul-africana, em comunicado hoje divulgado.
"Dois moçambicanos foram detidos, acusados de posse de bens roubados e danos contra infraestruturas essenciais", adiantou, acrescentando que a polícia criminal está a investigar o caso.
De acordo com o comunicado, a que a Lusa teve acesso, o incidente ocorreu no passado sábado no posto de fronteira de Kosi Bay, norte da província de KwaZulu-Natal, a cerca de 15 quilómetros do Sul de Moçambique, e uma das principais rotas de imigração do país lusófono vizinho.
As autoridades sul-africanas indicaram que o valor dos mais de 50 postes de iluminação pública ronda os 1,9 milhões de rands (cerca de 95 mil euros).