
Foto: Sam Hedman/AFP
Duas pessoas morreram, este sábado, na Suécia, após uma tempestade atingir os países nórdicos, deixando milhares sem eletricidade.
O Instituto Sueco de Meteorologia e Hidrologia emitiu alertas de ventos fortes para grande parte da metade norte do país, com a chegada da tempestade Johannes.
Uma das vítimas mortais, um homem com cerca de 50 anos, foi registada perto da estância de esqui de Kungsberget, no centro da Suécia. O homem foi atingido por uma árvore que caiu, disse Mats Lann, da polícia de Gävleborg, à AFP. Foi levado para o hospital, onde morreu devido aos ferimentos.
Mais a norte, a empresa de serviços públicos regional Hemab informou que um dos funcionários morreu num acidente "no terreno". A estação SVT noticiou que o trabalhador também ficou preso debaixo de uma árvore.
A emissora pública finlandesa "Yle" informou que mais de 120 mil casas na Finlândia estavam sem energia, sendo a região oeste do país a mais afetada. Segundo a agência de notícias sueca TT, mais de 40 mil casas suecas ficaram sem eletricidade.
O tráfego no aeroporto de Kittila, no norte da Finlândia, foi interrompido depois de ventos fortes terem empurrado um avião de passageiros e uma aeronave mais pequena para fora da pista, segundo os meios de comunicação finlandeses. Não houve feridos.
