Uma mulher de 70 anos e um homem de 80 morreram e outras duas pessoas ficaram feridas, este domingo, num atentado palestiniano com faca em Holon, na periferia de Telavive. Em Gaza, ataques israelitas mataram 12 pessoas.
Corpo do artigo
O agressor, um palestiniano residente na Cisjordânia, foi abatido por um agente da polícia na rua Moshe Dayan, onde o incidente teve lugar, de acordo com um comunicado da polícia israelita.
"Este foi um ataque terrorista complexo e difícil, as vítimas estavam em três locais separados, a cerca de 500 metros", descreve o serviço de emergência israelita Magen David Adom. Este cenário leva as autoridades a suspeitar que não tenha sido só um atacante, pelo que, estão a decorrer buscas por outros suspeitos.
Uma mulher de 70 anos morreu no local e um homem de 80 anos, transportado para o hospital em estado grave, não resistiu aos ferimentos e também morreu. Outros dois homens ficaram feridos.
O ataque ocorreu no auge das tensões no país e na região, na sequência do assassínio do líder do movimento islamita palestiniano Hamas Ismail Haniyeh e depois de o grupo ter apelado para a população da Cisjordânia "fazer com que a ocupação [israelita] e aliados paguem o preço pelos seus crimes", entre outras mensagens que exaltam o recurso à violência.
Ataques em Gaza fazem 12 mortos
Em Gaza, um ataque israelita atingiu um acampamento de deslocados que no pátio do Hospital dos Mártires de Al-Aqsa, matando quatro pessoas, incluindo uma mulher, e ferindo várias outras, informou o Ministério da Saúde de Gaza.
Um jornalista da agência noticiosa Associated Press (AP) filmou homens a acorrerem ao local para ajudar os feridos e a recolher corpos, enquanto tentavam apagar o fogo.
O hospital de Deir al-Balah é a principal instalação médica a funcionar no centro de Gaza, onde milhares de pessoas se abrigaram depois de terem fugido das suas casas no território devastado pela guerra.
Um outro ataque destruiu uma casa no norte de Gaza, matando pelo menos oito pessoas, incluindo três crianças, os seus pais e a avó, segundo o ministério.
Outro ataque israelita contra uma escola transformada em abrigo na cidade de Gaza, no sábado, matou pelo menos 16 pessoas e feriu outras 21, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, que anunciou hoje o balanço total de mortos.