Dois talhos fechados em França após morte de criança devido a intoxicação alimentar
Dois talhos no norte de França fecharam temporariamente depois de uma criança ter morrido devido a uma intoxicação alimentar.
Corpo do artigo
Oito crianças sofreram uma grave intoxicação alimentar desde 12 de junho após consumirem produtos dessas duas lojas em Saint-Quentin, no norte da França. Cinco deles contraíram uma rara doença transmitida por alimentos chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), incluindo uma menina de 12 anos que morreu.
A SHU, na maioria dos casos, ocorre depois de alguém ingerir a bactéria Escherichia coli (E.coli), que é geralmente encontrada no intestino de humanos e animais de sangue quente.
É "impossível neste momento afirmar que o consumo de produtos destes dois estabelecimentos sejam a fonte da contaminação", afirmaram as autoridades locais, acrescentando que, no entanto, todas as crianças consumiram carne ou produtos de carne destas duas lojas alguns dias antes dos sintomas aparecerem.
As autoridades fecharam os dois estabelecimentos como medida de precaução enquanto realizam análises e disseram que deveriam ter os resultados "no início da próxima semana".
Foi iniciada uma investigação sobre a origem da carne.
A SHU afeta entre 100 e 165 crianças em França todos os anos, segundo a agência de saúde pública do país.