O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai suspender a entrada de imigrantes naquele país, por causa da Covid-19 e da crise económica.
Corpo do artigo
"À luz do ataque ao inimigo Invisível, assim como para proteger os empregos dos nossos grandiosos cidadãos norte-americanos, assinarei uma Ordem Executiva para suspender temporariamente a imigração nos EUA", escreveu Donald Trump, no Twitter
1252418369170501639
Os Estados Unidos são o país do Mundo mais afetado pela pandemia, tendo registados mais de 750 mil casos de contaminação com Covid-19 e mais de 40 mil vítimas mortais.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Uma forma de atuar contestada em muitos estados norte-americanos, e da qual o próprio presidente Trump tem dúvidas.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram entretanto a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.