O Presidente dos EUA, Donald Trump, estará presente numa sessão de homenagem à juíza do Supremo Tribunal Ruth Bader Ginsburg, que morreu na passada semana, anunciou a Casa Branca.
Corpo do artigo
"O Presidente prestará homenagem à juíza Ginsburg, na quinta-feira, no Supremo Tribunal", disse esta quarta-feira Judd Deere, porta-voz da Casa Branca, referindo-se à cerimónia que lembrará a ícone feminista e progressista que morreu na sexta-feira, aos 87 anos, e que será sepultada no Cemitério Nacional de Arlington.
12744860
A morte de Ruth Bader Ginsburg abriu a possibilidade de Trump nomear mais um juiz para o Supremo Tribunal, podendo deixar este órgão com uma maioria conservadora de seis contra três juízes.
Trump disse na segunda-feira que espera que a nomeação aconteça antes das eleições presidenciais, marcadas para dia 3 de novembro, e que anunciará a sua indicação do novo juiz no sábado, que o senado, onde o Partido Republicano detém a maioria dos assentos, precisa de aprovar.
Contudo, a neta da juíza disse que Ginsberg lhe teria transmitido o desejo de não ser substituída até que um novo Presidente tomasse posse, em janeiro, o que Trump de imediato desvalorizou, dizendo ser uma versão ao serviço dos interesses do Partido Democrata.
"Não tenho nenhuma certeza de que ela tenha dito mesmo isso", disse Trump, quando questionado sobre essa vontade da juíza, explicando que lhe soava a um "comunicado de Nancy Pelosi", a líder da maioria democrata na Câmara de Representantes.
12739648