
Naomi Li escapou do prédio com a prima, Lydia Liao. O marido de Naomi (na fotografia) estava fora do país.
JustGiving
Duas primas contaram como sobreviveram ao incêndio na Torre Grenfell, em Londres, no dia 14 de junho. As duas mulheres conseguiram escapar do 22º andar e acreditam ter sido das últimas a sair do prédio "pelo próprio pé".
Na noite de 14 de junho, Naomi Li, de 32 anos, e a sua prima, Lydia Liao, de 23, ligaram para o número de emergência nacional (999, no Reino Unido) e foi-lhes indicado que permanecessem no apartamento.
No entanto, face ao calor que ia intensificando dentro do prédio, as duas mulheres decidiram contrariar a indicação dos serviços de emergência e descer as escadas. Naomi Li e Lydia Liao cobriram o rosto com toalhas e peças de roupa molhadas e desceram as escadas até ao sexto andar, onde encontraram os bombeiros.
"Acho que fomos das últimas pessoas a sair do prédio pelo seu próprio pé naquela noite", explicou Naomi Li. "Depois de sairmos, a maioria das pessoas foi retirada do prédio em macas. Mais trinta segundos, um minuto e acho que não tínhamos sobrevivido", rematou.
Antes de abandonar o apartamento, Naomi ligou ao marido, que estava em Kuala Lumpur numa viagem de negócios. "Nós vamos descer, mas não sei se conseguimos chegar lá em baixo ou não. Amo-te", disse a mulher ao marido.
