Dubai planeia novo aeroporto a dez anos: vai ter 70 quilómetros quadrados e cinco terminais
O Dubai vai começar a construir novos terminais no Aeroporto Internacional Al Maktoum, para convertê-lo no maior do mundo, com capacidade para mais de 260 milhões de passageiros, um projeto avaliado em cerca de 33 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito pelo sheik Mohammed Bin Rashid, que detalhou que o plano - que deverá estar concluído dentro de dez anos - prevê a transferência de operações do Aeroporto Internacional do Dubai, conhecido como DXB.
"Estamos a construir um novo projeto para as gerações futuras, garantindo um desenvolvimento contínuo e estável para os nossos filhos e para os filhos deles. O Dubai será o aeroporto do mundo, o seu porto e o seu centro urbano e global", apontou.
O aeroporto Al Maktoum tem, atualmente, duas pistas, estando agora planeada a construção de mais cinco pistas paralelas. Cobrindo uma área de 70 quilómetros quadrados, contará com cinco terminais de passageiros e 400 portões, projetados para receber até 260 milhões de viajantes anualmente. A infraestrutura, cujo projeto está avaliado em 35 mil milhões de dólares (cerca de 33 mil milhões de euros), também suportará uma capacidade anual de carga de 12 milhões de toneladas.
No ano passado, o número de passageiros que voam a partir do DXB fixou-se em 86,9 milhões, acima dos dados de 2019 (antes da pandemia de covid-19).
Em 2023, o Dubai contabilizou 17,15 milhões de dormidas de visitantes internacionais. A ocupação média dos hotéis situou-se, no mesmo ano, em cerca de 77%. O Aeroporto Internacional Al Maktoum, a cerca de 45 quilómetros do DXB, foi inaugurado em 2010, com apenas um terminal.