Enquanto as forças ucranianas combatiam a investida aérea russa, explosões e tiros de metralhadora ouviam-se na capital, onde não se registaram vítimas nem danos materiais.
Corpo do artigo
A capital ucraniana despertou hoje com uma chuva de drones Shaed, de fabrico iraniano, lançados pelas forças de Moscovo, numa ofensiva que se estendeu durante mais de cinco horas. Segundo as forças ucranianas, que ativaram os sistemas de defesa aérea, todos os aparelhos de combate não tripulados foram destruídos ou neutralizados, não se tendo reportado vítimas ou danos materiais.
Pouco depois das 1h00 horas locais, já soavam as sirenes de ataque aéreo. Seguiram-se mais de cinco horas de sucessivas vagas de drones lançados sobre Kiev. A Força Aérea ucraniana anunciou ter abatido 67 dos 73 drones e um dos três mísseis lançados por Moscovo durante a ofensiva noturna, não especificando quantos tinham como alvo Kiev.
Todos os drones foram destruídos por sistemas de defesa ou “neutralizados” pela guerra eletrónica, especificou Serhiy Popko, chefe da administração militar de Kiev, na rede social Telegram, não se tendo registado vítimas. Já o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou que destroços de drones caíram perto de um edifício residencial.
Segundo a Força Aérea ucraniana, drones e mísseis foram disparados contra 11 regiões do país, tratando-se da 33.ª noite consecutiva de ataques aéreos atrás das linhas da frente, o que estabeleceu um novo recorde mensal.
A Federação Russa tem feito uso crescente dos drones Shahed iranianos, tendo lançado, só no mês de setembro, mais de 1300, o número mais elevado num só mês.
Moscovo recruta 133 mil homens
O Kremlin pretende recrutar 133 mil russos entre outubro e janeiro, de acordo com um decreto hoje assinado pelo presidente Vladimir Putin. Visados são aqueles que não se encontram na reserva e que são elegíveis para o serviço militar. Homens com idades entre os 18 e os 30 anos serão convocados no âmbito da campanha de recrutamento regular no outono, segundo o “Kyiv Independent”.