O presidente da Comissão Europeia dirigiu uma mensagem de condolências ao primeiro-ministro norueguês, na sequência da explosão de uma bomba perto da sede do governo norueguês, afirmando-se chocado e surpreendido com "um ataque desta magnitude".
Corpo do artigo
"Foi com o maior choque que observei os acontecimentos ocorridos em Oslo (...) Um ataque desta magnitude não é algo que se pudesse esperar na Noruega, conhecida por ter paz em casa e levar a paz além fronteiras", escreveu José Manuel Durão Barroso na mensagem enviada a Jens Stoltenberg, e divulgada em Bruxelas.
Apontando que ainda têm de ser conhecidos os detalhes dos eventos, Durão Barroso lamentou que já esteja confirmado que houve mortos e feridos graves, expressando por isso as condolências "às vítimas e famílias deste vil ataque".
Além da explosão de uma bomba no quarteirão governamental de Oslo, um homem disfarçado de polícia abriu fogo num encontro da juventude trabalhista em Utoeya, uma ilha nos arredores de Oslo, provocando vários feridos.