O presidente da Comissão Europeia considerou, esta terça-feira, que a recondução da chanceler alemã, Angela Merkel, num terceiro mandato é um "sinal de confiança para os anos que se seguem", numa mensagem enviada para Berlim.
Corpo do artigo
"A sua reeleição é tanto um reconhecimento dos esforços passados, quanto um sinal de confiança para os anos que se seguem", escreveu José Manuel Durão Barroso, numa mensagem enviada a Angela Merkel na sequência da sua reeleição para um terceiro mandato pela câmara baixa do parlamento da Alemanha (Bundestag).
"Temos agora a grande oportunidade de deixar a crise para trás e gerar crescimento sustentável, ao mesmo tempo que damos à União Europeia e à zona euro em particular um arsenal credível e eficaz contra riscos futuros", sublinhou ainda Durão Barroso.
Angela Merkel, 59 anos, líder dos conservadores da União Democrata-Cristã (CDU), passa a dirigir um governo de "grande coligação" com os sociais-democratas do SPD, de Sigmar Gabriel, e com a União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, como prevê o acordo assinado na segunda-feira.