O multimilionário Elon Musk, um dos principais conselheiros de Donald Trump no segundo mandato do presidente dos EUA, que começou no mês passado, recebeu um inusitado presente do presidente da Argentina, Javier Milei: uma motosserra.
Corpo do artigo
Depois de o CEO da Tesla e da SpaceX ter aparecido em palco num encontro conservador nos arredores de Washington na quinta-feira, com óculos de sol e o seu característico chapéu preto onde se lia "Make America Great Again", Musk disse que Milei tinha um "presente" para ele. A motossera foi oferecida nos bastidores pelo presidente argentino, que também participou na Conferência de Ação Política Conservadora, mas Musk mostrou-a em público.
A motosserra foi gravada com o slogan de Milei “Viva la libertad, carajo" (“Viva a liberdade, c...”).
“A motosserra é para a burocracia”, disse Musk, que dirige o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
No evento, Elon Musk falou sobre a sua “cruzada” para cortar nas despesas do governo e reduzir a força de trabalho federal com o DOGE, criado pela administração Trump como um esforço de corte de custos do governo dos EUA.
Quando a personalidade televisiva Rob Schmitt, apresentador do evento, perguntou se Musk consideraria auditar a Reserva Federal, este respondeu: "Sim, claro, já que estamos nisto". “O lixo está praticamente em todo o lado”, acrescentou.
Musk já elogiou diversas vezes Milei, que popularizou a motosserra durante a sua campanha vitoriosa em 2023 e propôs cortar nas despesas públicas.
Milei estava entre os líderes mundiais da extrema-direita que assistiram à cerimónia de tomada de posse de Trump em Washington a 20 de janeiro.