Não foi vez única, mas também não é um procedimento que realize todos os dias. 20 passageiros de um avião da Easyjet que ligava Lanzarote, em Espanha, a Liverpool, no Reino Unido, foram convidados a sair do avião, devido ao excesso de peso. 19 aceitaram o pedido de seguir mais tarde e receberam 500 euros.
Corpo do artigo
O caso foi divulgado através de um vídeo no Tik Tok e ocorreu no voo EZY3364 de quarta-feira, quando a tripulação se apercebeu que o avião tinha peso a mais para as condições de descolagem, numa pista curta e com vento desfavorável. Por questões de segurança, foi pedido a alguns passageiros se voluntariassem para sair.
"Este avião pesado, combinado com uma pista bastante curta aqui em Lanzarote, e alguns ventos que não são completamente favoráveis neste momento, significam que, com as actuais condições ambientais aqui em Lanzarote, o avião é demasiado pesado neste momento para partir", explicou o piloto pelo sistema de som do avião. O pedido para que 20 pessoas aceitassem viajar mais tarde foi acompanhado por um incentivo de 500 euros.
"Na eventualidade de um voo exceder os limites de peso, pedimos aos passageiros que se voluntariem para serem transferidos gratuitamente para um voo posterior, o que aconteceu nesta ocasião, e os voluntários recebem uma compensação em conformidade com os regulamentos", explicou fonte da empresa ao portal "Insider".
O peso máximo admitido na descolagem de um avião depende de vários factores externos à aeronave, como vento, temperatura, altitude e comprimento da pista.