Os cidadãos com residência em Espanha vão poder imprimir os boletins de voto em casa e depositá-los nas urnas, nas eleições antecipadas para o governo autónomo da Catalunha, marcadas para 14 de fevereiro. A ideia é minimizar o risco de contágio pela covid-19.
Corpo do artigo
A Junta Central Eleitoral da Catalunha autorizou o pedido do Ministério das Relações Exteriores, Relações Institucionais e Transparência da Generalitat para que os boletins e os respetivos envelopes a utilizar nas eleições regionais possam ser descarregados da Internet e impressos em casa.
De acordo com um comunicado emitido, nesta segunda-feira, pelo Governo daquela província autónoma de Espanha, esta solução "ajudará a reduzir o risco de infeção por coronavírus", ao reduzir o tempo em que cada eleitor permanece na assembleia de voto e, paralelamente,, "evita que os boletins e a própria mesa sejam tocados por mais que uma pessoa", além de agilizar ainda o sistema de votação pelo correio .
A Junta Central Eleitoral autorizou também os invisuais a receberem os boletins de voto em Braille em casa, bastando que estes sejam previamente solicitados pelo telefone 012.