"Utilize a casa de banho que corresponde a quem você é. Vá além do rosa e azul". Este é o "slogan" da campanha lançada pela cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em defesa da identidade do género.
Corpo do artigo
A cidade liderada por Bill de Blasio lançou, esta segunda-feira, uma campanha que apela aos seus cidadãos para utilizarem a casa de banho com a qual se identificam, independentemente de terem nascido num corpo de homem ou de mulher.
Nesta iniciativa de sensibilização sobre a identidade do género participam cidadãos de Nova Iorque que são transgénero. Alisha King, residente no Bronx e Charlie Solidum, morador em Brooklyn, são dois exemplos.
"Espero que estes anúncios ajudem as pessoas a perceber que os transgéneros são pessoas como qualquer um de vós. Só queremos usar a casa de banho em segurança e ser tratados com respeito", sublinha Alisha.
Os anúncios e vídeos estarão visíveis nas carruagens de metro, paragens de autocarro, cabines telefónicas e em jornais de comunidades locais de língua inglesa e espanhola, indica o "New York Daily News".
"Enquanto outras cidades e estados estão a legislar pela intolerância e a negar o direito de as pessoas utilizarem as casas de banho de acordo com a sua identidade do género, nós estamos ao lado dos nossos cidadãos transgéneros", declarou o autarca de Nova Iorque, Bill de Blasio.
É a primeira vez que um governo lança uma campanha com verbas públicas com este objetivo.