A embaixada portuguesa foi atingida por um ataque russo em Kiev, na Ucrânia. "Há apenas danos ligeiros, janelas e portas partidas", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esta sexta-feira de manhã. Nenhum funcionário ficou ferido.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado às redações, o Governo português condenou "de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev".
O encarregado de Negócios da Federação Russa foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal, uma vez que o embaixador russo se encontra fora de Lisboa.
Em declarações aos jornalistas em Cascais, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afirmou que "em caso algum se pode tolerar que haja impacto, que se afete, e muito menos que se tenha como alvo qualquer instalação diplomática de qualquer país".
"Qualquer ataque da federação russa à Ucrânia e à cidade da Kiev merecem a nossa mais forte condenação, mas é absolutamente inaceitável que possa haver ataques que tenham impacto ou visem instalações diplomáticas", reforçou.
Outras cinco missões diplomáticas foram danificadas nos ataques de hoje de manhã. Além da de Portugal, foram atingidas as missões diplomáticas da Albânia, Argentina, Autoridade Palestiniana, Macedónia do Norte e do Montenegro, divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano numa mensagem. A maioria está localizada no mesmo edifício, num bairro nobre no centro de Kiev.