Elon Musk é "muito bem-vindo" na Europa, brincou um porta-voz da Comissão Europeia, esta sexta-feira, após o desentendimento público entre o multimilionário da área da tecnologia e o presidente dos EUA, Donald Trump.
Corpo do artigo
O casamento político entre Trump e Musk chegou ao fim, na quinta-feira, quando o presidente se declarou "muito desapontado" com as críticas do seu antigo conselheiro e principal doador antes de trocarem insultos nas redes sociais.
No briefing diário da comissão, a porta-voz Paula Pinho foi questionada se Musk tinha contactado a União Europeia com a intenção de realocar os seus negócios ou abrir novos. "Ele é muito bem-vindo", respondeu, com um sorriso.
O porta-voz da comissão para os assuntos da tecnologia, Thomas Regnier, sublinhou que "todos são muito bem-vindos para começar e crescer na UE". "É precisamente esse o objetivo do Choose Europe", disse, referindo-se a uma iniciativa da UE a favor das startups e das empresas em expansão.
Musk tem sido um crítico frequente da UE, atacando as suas leis digitais como censura e repreendendo os seus líderes, ao mesmo tempo que aplaudia a extrema-direita em ascensão na Alemanha e noutros lugares.
A disputa do magnata com Trump levou o presidente a ameaçar retirá-lo dos contratos governamentais estimados em 18 mil milhões de dólares, com Musk a prometer, em resposta, acabar com um programa espacial dos EUA.
Explicando a divergência, Trump disse que Musk tinha "enlouquecido" com um plano para acabar com os subsídios aos veículos elétricos no novo projeto de lei dos EUA, uma vez que a crise fez com que as ações da Tesla, empresa de Musk, caíssem.