A caixa negra do avião militar que na terça-feira se despenhou na Argélia, causando 77 mortos e um ferido, foi encontrada esta quarta-feira pelas equipas especializadas que realizaram buscas no local.
Corpo do artigo
Segundo uma fonte próxima do inquérito, citada pela agência argelina APS, a caixa negra do aparelho Hercules C-130 - onde deverão estar registados os movimentos e eventuais alterações de rumo - está "em bom estado".
O avião - que transportava militares, familiares de militares e quatro tripulantes - fazia a ligação entre as cidades de Tamanrasset e Constantine, tendo-se despenhado quando sobrevoava o monte Fortas, a 500 quilómetros a este de Argel, a capital.
"As condições meteorológicas muito desfavoráveis, com uma tempestade acompanhada de queda de neve, estarão na origem do acidente", comunicou o Ministério da Defesa argelino.
Segundo o jornal local El Khabar, o piloto do avião tentou uma aterragem de emergência numa base aérea, poucos minutos antes de se despenhar.
Todos os corpos das vítimas foram recuperados e transferidos para o hospital militar de Constantine, onde as famílias os identificaram.
O único sobrevivente do acidente continua em "estado crítico", segundo o Governo argelino.