Encontrada com vida jovem alemã desaparecida há 12 dias em zona remota da Austrália
A turista alemã Carolina Wilga, que estava desaparecida, foi encontrada viva, mas "assolada por mosquitos", esta sexta-feira, 12 dias depois de ter desaparecido numa área remota de floresta nativa na Austrália Ocidental.
Corpo do artigo
Um morador encontrou a jovem de 26 anos num trilho na floresta, na orla de uma reserva natural. A turista foi levada para o hospital em Perth para tratamento.
"Ela foi assolada por mosquitos. Passou obviamente por uma viagem incrível, um trauma e será sem dúvida um testemunho que demonstrará a sua bravura nas circunstâncias atuais", disse o inspetor da polícia, Martin Glynn, aos jornalistas. "Acho que, quando ouvirmos a história dela, será uma história notável".
Imagens televisivas mostraram-na a subir cautelosamente os degraus de um avião turbo-hélice ligeiro para ser levada para tratamento médico, usando um longo vestido bege e um casaco de malha azul.
Wilga tinha sido vista pela última vez a 29 de junho, a chegar numa carrinha Mitsubishi a um armazém na pequena comunidade agrícola de Beacon, a nordeste de Perth.
A polícia encontrou a carrinha na quinta-feira aparentemente abandonada depois de ter ficado presa numa densa floresta nativa a norte da cidade, o que motivou uma extensa busca terrestre e aérea pela área.
"Ela lidou obviamente com condições incríveis. Há um ambiente muito hostil, tanto em termos de flora como de fauna. É um ambiente realmente desafiante para lidar", disse Glynn. "As condições meteorológicas têm sido realmente adversas, com as temperaturas a atingirem zero. Choveu à noite. Houve relatos de todo o tipo de desafios naquele terreno".
A sua carrinha foi encontrada com carris de tração de plástico laranja colocados sob as rodas traseiras, aparentemente após ter ficado presa no terreno.
Não ficou claro exatamente onde foi encontrada a jovem ou a que distância se tinha afastado do veículo. "Ela deve ter percorrido bastante terreno durante este período enquanto tentava sair dali", disse Glynn.
A turista foi levada para Beacon "num estado bastante frágil" e depois levada de avião para Perth para tratamento médico. "Ela não parece ter ferimentos graves. Obviamente, tem muitos ferimentos ligeiros e significativos", disse Glynn, acrescentando que Wilga receberia assistência médica. "Espero que, assim que ela recuperar, possa ser feita uma melhor avaliação."
"É um desfecho muito bom", continuou Glynn. "Estamos constantemente envolvidos neste tipo de situações e é maravilhoso, obviamente, quando se obtém um desfecho como este. Faz com que tudo, todo o esforço, valha a pena".
Carolina Wilga passou dois anos a viajar de mochila às costas pelo país e estava a trabalhar em minas na Austrália Ocidental.