Foram encontrados 18 corpos numa área florestal do norte da Grécia atingida pelos fogos nos últimos quatro dias.
Corpo do artigo
A informação foi revelada pelo serviço de combate a incêndios da Grécia. Segundo as primeiras indicações, os corpos poderão ser de imigrantes, avança o canal de televisão britânico BBC.
Uma equipa de médicos legistas está a caminho do local, na floresta de Dadia, na região de Evros, numa zona do norte da Grécia perto da fronteira com a Turquia, assolada pelos fogos na última semana.
União Europeia mobilizou aviões e bombeiros
No domingo, este incêndio no nordeste da Grécia, perto da fronteira turca, destruiu habitações e plantações e obrigou à evacuação de várias aldeias. O combate a esta nova vaga de incêndios, a segunda no espaço de um mês, está a ter apoio comunitário, que logo na segunda-feira anunciou o envio de duas aeronaves de combate a incêndios baseados no Chipre e uma equipa romena de combate a incêndios, no âmbito do rescEU.
Esta segunda-feira, a União Europeia anunciou ter mobilizado mais cinco aeronaves da frota da União Europeia (UE) e mais 58 bombeiros para a Grécia, devido aos incêndios em várias zonas do país, que já fizeram pelo menos dois mortos.
Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que, "numa altura em que novos e devastadores incêndios florestais ardem em diferentes zonas da Grécia, a UE está a mobilizar rapidamente recursos adicionais de combate aos incêndios para apoiar os esforços dos bombeiros gregos".
Em concreto, de acordo com Bruxelas, estão já a caminho da Grécia cinco aeronaves de combate a incêndios estacionadas na Croácia, Alemanha e Suécia, e um helicóptero Blackhawk, no âmbito da rescEU, a reserva estratégica do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Também hoje serão mobilizados 58 bombeiros e nove tanques de água da República Checa, assistência que se junta aos meios aéreos e terrestres de Chipre e da Roménia que chegaram na segunda-feira à Grécia.
No total, nos últimos dois dias, a UE disponibilizou às autoridades gregas sete aviões, um helicóptero, 114 bombeiros e 19 veículos para apoiar o combate aos incêndios florestais, que de acordo com os dados mais recentes já provocaram a morte de duas pessoas.