As autoridades ucranianas descobriram os restos de oito aviões de combate britânicos Hurricane que datam da Segunda Guerra Mundial em Kiev.
Corpo do artigo
A aeronave, encontrada perto de uma bomba não detonada datada do mesmo conflito numa floresta ao sul de Kiev, foi enviada para a União Soviética pela Grã-Bretanha depois de a Alemanha nazi ter invadido o país em 1941. “É muito raro encontrar esta aeronave na Ucrânia”, disse Oleks Shtan, ex-piloto de aviões que lidera a escavação, em declarações à BBC. “É muito importante para a nossa história da aviação”.
Os Hurricane, que derrubaram mais da metade de todas as aeronaves alemãs durante a Batalha da Grã-Bretanha, faziam parte de um pacote de cerca de três mil aviões de combate entregues à União Soviética entre 1941 e 1944 para apoiar o esforço de guerra soviético. “O Hurricane era uma máquina forte e fácil de pilotar”, explicou Shtan. “Era estável como plataforma de canhão e adequado para pilotos inexperientes. Uma aeronave confiável.”
Os restos enferrujados da aeronave foram despojados dos seus componentes mais valiosos, incluindo rádios e metralhadoras, e arrastados para a floresta. De acordo com os historiadores, algumas destas aeronaves foram deliberadamente partidas e enterradas após a guerra, para que os soviéticos não tivessem de pagar aos EUA, já que, sob a legislação de empréstimo e arrendamento, Moscovo era obrigada a pagar por qualquer equipamento militar doado que permanecesse intacto.
O Museu Nacional de Aviação da Ucrânia pretende remontar os Hurricane e colocá-los em exibição. “Os Hurricane são um símbolo da assistência britânica durante os anos da Segunda Guerra Mundial”, disse Valerii Romanenko, diretor de investigação do museu. “O Reino Unido é um dos maiores fornecedores de equipamentos militares para o nosso país agora"-
Em meados de junho, o esvaziamento do vasto reservatório ao longo do rio Dnipro como resultado da destruição da barragem de Kakhovka revelou lodaçais repletos de esqueletos, de acordo com imagens publicadas online. Historiadores dizem que alguns dos restos mortais podem ser de pessoas que morreram numa grande batalha travada há 80 anos no mesmo terreno agora no centro da contra-ofensiva da Ucrânia contra a ocupação russa, em torno de Nikopol e Kamianka-Dniprovska.
A batalha do Dnipro foi o foco de uma das maiores operações militares da Segunda Guerra Mundial, o contra ataque do exército soviético contra o exército alemão, envolvendo mais de seis milhões de soldados.