Foram encontrados os corpos dos dois alpinistas que estavam desaparecidos há cinco dias no maciço de Gran Sasso, no centro de Itália. Cristian Gualdi, de 42 anos, e Luca Perazzini, de 48, estavam a ser procurados desde domingo.
Corpo do artigo
Os corpos dos dois homens, naturais de Roma, foram levados de helicóptero para um hospital em Teramo, esta sexta-feira, pelas 13 horas (em Portugal continental).
O agravamento do estado do tempo, com muita neve e muito vento, tinha obrigado as equipas de socorro a suspenderem as buscas na véspera de Natal. Vários voluntários ficaram mesmo presos num abrigo de montanha, sem conseguirem progredir no terreno.
Os corpos dos dois alpinistas foram encontrados a uma distância de cerca de 50 metros um do outro, precisa a agência de notícias italiana Ansa, no mesmo local de onde deram o alerta às autoridades na manhã do dia 22, domingo, a cerca de 2700 metros de altitude, na zona do Vale do Inferno.
Apesar dos esforços do Corpo Nacional de Resgate Alpino, as equipas de socorro não conseguiram alcançá-los com vida.
Familiares agradecem aos socorristas
“Agradecemos a todos os socorristas pelo trabalho desenvolvido nos últimos dias”, afirmaram os familiares das vítimas, citadas pela mesma agência. "Todos colaboramos . Estamos aqui para salvar pessoas e quando estas coisas acontecem somos os primeiros a ficar tristes. Quando não conseguimos trazer as pessoas para o vale é uma derrota para nós", lamentou Daniele Perilli, presidente do Grupo de Resgate Alpino e Espeleológico.