Foram encontrados, na ruínas de Pompeia, desenhos de gladiadores que terão sido feitos por crianças, inspiradas ao assistir às batalhas no anfiteatro da antiga cidade romana.
Corpo do artigo
Os desenhos a carvão foram encontrados durante escavações em I’Insula dei Casti Amanti, um conjunto de casas no parque arqueológico de Pompeia que foi aberto ao público pela primeira vez na terça-feira, de acordo com o jornal britânico "The Guardian". Outros desenhos encontrados numa longa parede incluem o contorno de três mãos pequenas, duas figuras a brincar com uma bola, uma cena de caça de um animal que parece ser um javali e uma cena que retrata dois lutadores caídos no chão.
Segundo Gabriel Zuchtriegel, diretor do parque arqueológico de Pompeia, os desenhos terão sido feitos por uma ou mais crianças que brincavam no que era um pátio antes de a cidade ser destruída pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C..
Os arqueólogos também descobriram os restos mortais de duas vítimas da erupção que foram encontrados perto da porta da Casa dos Pintores em Ação, chamada assim porque estaria a ser pintada na altura do desastre que devastou a cidade.
Descoberta no século XVI, Pompeia é o segundo sítio arqueológico mais visitado do Mundo.