
O Obergabelhorn, com 4063 metros de altitude, é um dos cinco picos que formam a chamada "coroa imperial"
Foto: Gzzz/Wikimedia
Os ossos de um alpinista suíço desaparecido há mais de 30 anos foram encontrados em meados de outubro na montanha de Obergabelhorn, perto de Zermatt, anunciou, esta quarta-feira, o Ministério Público do cantão de Valais.
Corpo do artigo
As autoridades judiciais indicaram que "a 15 de outubro de 2025, alpinistas encontraram restos humanos no glaciar de Obergabelhorn, acima de Zinal", o que levou ao envio de agentes da polícia por helicóptero para recolher ossos e objetos pessoais, de acordo com um comunicado.
As investigações de identificação confirmaram tratar-se de um cidadão suíço nascido em 1969, desaparecido na mesma zona a 4 de novembro de 1994. Na altura, fazia escalada com outro alpinista, cujo corpo foi encontrado em 2000, adiantou o Ministério Público.
Esta descoberta ocorre num contexto de recuo acelerado dos glaciares suíços, permitindo encontrar objetos e restos mortais desaparecidos há décadas. Em 2022 foram localizados os restos de um avião que se despenhou nos Alpes em 1968, bem como os corpos dos três passageiros.
O Obergabelhorn, com 4063 metros de altitude, é um dos cinco picos que formam a chamada "coroa imperial", cadeia montanhosa que domina o vale de Anniviers, no sul da Suíça, considerada um destino clássico entre alpinistas experientes.
