Um cidadão brasileiro encontrou, no sábado, cerca de 60 mil reais (mais de 11 mil euros) enterrados no jardim da casa que comprou à mãe do ex-secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, em Palmas, no Brasil.
Corpo do artigo
Afonso Piva coordenou a pasta da Saúde brasileira entre outubro de 2021 e agosto de 2023, altura em que deixou o cargo por estar a ser investigado pela Polícia Federal. O ex-secretário de Estado foi alvo de mandados de busca numa operação que investigava contratos da Secretaria de Estado da Saúde para a compra de quatro milhões de seringas, no valor de mais de um milhão de euros.
Um cidadão, que viria a comprar a casa à mãe do antigo governante, acabaria por encontrar, neste sábado, mais de 11 mil euros enterrados numa embalagem de gelado, no jardim da habitação. De acordo com declarações ao G1, Raimundo Sobrinho relata que comprou a habitação para a filha e que, quando decidiu dar uma limpeza ao terreno, descobriu o dinheiro.
A compra da casa aconteceu em agosto de 2023, através de um anúncio online. O imóvel pertencia a Inêz Piva de Santana, mãe do ex-secretário de Estado da Saúde. Sobrinho apenas se encontrou com a proprietária no dia de assinar a escritura, segundo noticia o jornal brasileiro.
Quando descobriu as notas de 50 e 100 reais (cerca de 9 e 18 euros) no jardim, "não pensou duas vezes" e chamou logo a Polícia. "Não importa a quantia, só que não me pertence. Eu não podia ficar com algo que não era meu", realçou, explicando ainda que entregou a embalagem com dinheiro à Polícia "para investigar o caso, se achar que deve”.
Durante a tarde de sábado, as autoridades estiveram a fazer buscas na habitação, mas não encontraram mais dinheiro. Foram, no entanto, apreendidos vestígios de envelopes e outros objetos, que serão agora analisados.