Um turista partilhou um vídeo nas redes sociais onde é possível ver um homem a gravar o seu nome e o da sua noiva numa parede do Coliseu de Roma. O ministro da Cultura de Itália quer que o suspeito seja punido por vandalizar o edifício com quase dois mil anos.
Corpo do artigo
O vídeo foi filmado por outro visitante que repreendeu o casal pelo ato. Com recurso a uma chave, o suspeito gravou “Ivan + Hayley ‘23” na estrutura e, segundo Gennaro Sangiuliano, ministro da cultura italiano, trata-se de uma atitude “gravíssima, indigna e sinal de grande incivilidade”.
Na mais recente publicação do ministro sobre o caso, é explicado que o criminoso pode enfrentar “uma coima de 15 mil euros e uma pena de prisão de até cinco anos”. A população italiana mostrou-se revoltada com a atitude do turista.
Já não é a primeira vez que turistas são punidos em Itália por vandalizar edifícios históricos. O caso mais recente ocorreu em 2020, quando um irlandês gravou as suas iniciais no anfiteatro romano, avança o site “Artnet”.
“O Coliseu, como qualquer monumento que representa a história de todos nós, deve ser preservado e entregue às gerações futuras”, disse em entrevista à CNN Internacional, na altura, Federica Rinaldi, porta-voz do Coliseu.