
Zhao Deli construiu uma "scooter-voadora. Ispirado nuns desenhos animados que viu em criança, Zhao Deli vendeu o apartamento para custear o sonho
EPA
Um inventor chinês construiu uma moto voadora, que pode revolucionar o movimento de pessoas. Com uma velocidade máxima de 70 quilómetros pode vir a ser um recurso para forças militares e de segurança. Ou uma forma rápida de entregar pizas.
Zhao Deli testou uma "scooter voadora" de fabrico próprio, em Dongguan, na província de Guangdong, na China. Inspirado nuns desenhos animados que viu em criança, vendeu o apartamento para custear o sonho de construir uma mota voadora.
No primeiro teste, Zhao voou até aos 15 metros de altitude, embora garanta que este drone adaptado possa chegar aos mil metros. Com uma autonomia de voo de 30 minutos, a mota voa a cerca de 70 quilómetros por hora.
Zhao Deli testou o funcionamento da "scooter voadora", apesar de o projeto ainda não estar acabado. Falta dar à invenção um aspeto exterior de motociclo.
O inventor espera ter a mota em produção de massa durante o ano de 2020. Chegará ao mercado interno a um preço entre os cinco mil e os 6800 euros.
Zhao acredita que a "scooter voadora" pode ser uma boa solução para empresas de entregas, de manutenção de edifícios e na construção. A mota tem capacidade para apenas uma pessoa e pode carregar um peso total de 100 quilogramas
Pode ser adaptada para vários tipos de transporte e uso de várias armas, sendo, assim, uma alternativa para as forças militares e de segurança.
Se o governo chinês regulamentar a circulação deste tipo de máquinas, Zhao crê que as motas voadoras vão ser uma forma eficaz de combater os engarrafamentos de trânsito viário.
