Vinte e oito crianças morreram intoxicadas com chumbo no estado do Níger, no centro da Nigéria, informou o Governo, acerca do último incidente deste tipo que nos últimos anos causaram centenas de mortos.
Corpo do artigo
"Até 12 de maio de 2015 registaram-se 65 casos e 28 mortos", disse o ministro da Saúde, Fidelis Nwankwo, na quarta-feira aos jornalistas em Abuja, adiantando que todas as crianças mortas tinham "menos de cinco anos".
As vítimas de envenenamento -- que se suspeita dever-se à mineração ilegal de ouro -- tinham níveis de chumbo no sangue 17 a 22 vezes superiores aos mínimos estabelecidos nas normas internacionais.
"O impacto devastador deste surto está associado a novas minas que se descobriu terem mais minérios de chumbo", disse o ministro, adiantando que as crianças doentes estão a ser tratadas e que a intoxicação também afetou animais.
Em 2010, o envenenamento por chumbo matou pelo menos 400 crianças e afetou outras 2.000 no estado de Zamfara, que faz fronteira com o de Níger.
O chumbo estava disperso por várias áreas devido ao processamento do minério para extrair o ouro através de técnicas de mineração inseguras.
O envenenamento por chumbo causa febre, convulsões, perdas de consciência e cegueira, podendo a longo prazo provocar anemia, insuficiência renal e danos cerebrais.