Éowyn: Tempestade "perigosa e destrutiva" chega amanhã à Irlanda e também afetará Portugal
Pela primeira vez, todo o terrirório irlandês estará, na sexta-feira, sob alerta vermelho devido às previsões de chuva e ventos ciclónicos com rajadas mais fortes do que as do furacão Ophelia. Escolas e transportes públicos estarão fechados. Os efeitos da Éowyn serão sentidos em Portugal, com chuva e agitação marítima.
Corpo do artigo
A tempestade Éowyn chegará esta sexta-feira em força às ilhas britânicas, tendo deixado também todo o território português em alerta amarelo devido à chuva e à agitação marítima. Na Irlanda, ainda assim, são esperados efeitos especialmente devastadores, naquela que já é considerada a tempestade do século.
Tal como alertou o diretor do Grupo Nacional de Coordenação de Emergências (NECG), Keith Leonard, a Éowyn será "perigosa e destrutiva", estando entre as tempestades mais severas que a Irlanda já testemunhou. Citado pelo "The Irish Times", o responsável adiantou que haverá "destruição generalizada, danos nas estruturas", com o vento a atingir "velocidades excecionais em todo o país". "Será muito grave", avisou. Estão previstos ventos ciclónicos de 180 Km/h, com rajadas que podem chegar aos 242: mais fortes do que as do furacão Ophelia, em 2017.
O serviço meteorológico da Irlanda colocou pela primeira vez todo o país em alerta vermelho amanhã, sendo que esse aviso é usado apenas em eventos climáticos "extremamente perigosos", explicou Leonard.
As escolas estarão encerradas e a Autoridade de Segurança Rodoviária pediu aos cidadãos que evitem "qualquer viagem" durante a tempestade, "sem precedentes" e que pode colocar "vidas em risco". As autoridades apelaram aos empregadores que permitam, dentro do possível, a realização de teletrabalho para que as pessoas possam evitar deslocações até porque todos os transportes públicos foram cancelados.
Portugal em alerta amarelo
O mau tempo provocado pela Éowyn também vai afetar Portugal. Vários distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores voltarão a estar sob aviso amarelo, amanhã e no sábado, por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18 de sexta-feira e a meia-noite de sábado. Além disso, atribuiu o mesmo aviso aos distritos de Lisboa e Leiria devido à agitação marítima.
Também por causa do estado do mar, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão a amarelo entre as 18 de sexta-feira e as 18 de sábado, A previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros.