Equipa da Agência Internacional de Energia Atómica a caminho da central de Zaporíjia
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, anunciou esta segunda-feira estar a caminho da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, que tem sido alvo de ataques nas últimas semanas, avança a AFP.
Corpo do artigo
"Chegou o dia, a Missão de Apoio e Assistência da AIEA a Zaporíjia está a caminho", escreveu no Twitter, revelando que a equipa deverá chegar à maior central nuclear da Europa "no final desta semana".
A publicação é acompanhada de uma fotografia na qual é possível ver os inspetores que se vão deslocar à Ucrânia.
1564096717397659649
De recordar que a central de Zaporíjia, que tem seis reatores, foi ocupada pelas tropas russas logo no início da ofensiva militar de Moscovo em território ucraniano, a 24 de fevereiro.
Desde então, Kiev e o Kremlin têm trocado acusações sobre a autoria dos bombardeamentos nas proximidades da central nuclear, perto da cidade de Energodar.
Na passada sexta-feira, o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, reforçou o pedido à AIEA para que enviasse uma equipa de inspetores a Zaporíjia o mais rápido possível, pouco tempo depois de a central ter sido desligada da rede elétrica nacional devido aos ataques.