Um comboio francês, proveniente de Bruxelas, que transportava centenas de eurodeputados e as suas equipas, acabou por acidente, hoje de manhã, em Marne-la-Vallée, a estação que serve a Disneyland Paris.
Corpo do artigo
A SNCF Networks, empresa responsável pelas ferrovias francesas, esclareceu que a situação foi causada por um erro de sinalização na estação TGV Roissy Charles-de-Gaulle. Apesar do constrangimento, a situação foi resolvida com prontidão e o desvio resultou num atraso de 45 minutos.
O contratempo suscitou reações engraçadas e os passageiros não tardaram a partilhar o episódio nas redes sociais. “'Quando a magia ganha vida' – o slogan da Disney será em breve o do Parlamento Europeu?”, disse Emmanuel Foulon, assessor de imprensa parlamentar, na rede social X (antigo Twitter).
A localização do Parlamento desagrada a grande parte dos eurodeputados, que todos os meses têm de se deslocar desde Bruxelas até Estrasburgo para as sessões plenárias de quatro dias, relembra o jornal britânico "The Guardian". Este incidente, ainda que caricato, ressaltou a urgência para alguns em centralizar os trabalhos dos legisladores da União Europeia na capital belga: "Será que uma nova Disneylândia seria um uso adequado para os edifícios de Estrasburgo?", questionou Pelle Geertsen, assessor de imprensa.