Erupção de vulcão na Indonésia obriga a cancelar pelo menos sete voos internacionais em Bali

Erupção durou 11 minutos e nove segundos
Foto: EPA
Pelo menos sete voos internacionais na turística ilha indonésia de Bali foram cancelados, informou uma autoridade do aeroporto, esta sexta-feira, depois de um vulcão no leste do arquipélago ter entrado em erupção.
Corpo do artigo
A erupção do monte Lewotobi Laki-Laki, na ilha de Flores, de 1703 metros de altitude, começou às 22.56 horas locais (15.56 horas em Portugal continental) e durou 11 minutos e nove segundos. "A coluna de cinzas elevou-se até cerca de oito mil metros acima do cume", declarou a agência indonésia de vulcanologia, em comunicado.
A erupção foi acompanhada de fortes ruídos que chegaram a ser ouvidos na localidade de Maumere, mais de 80 quilómetros a leste do vulcão, e no distrito de Larantuka, mais de 50 quilómetros a oeste da montanha, informou a agência geológica, em comunicado.
Às 9.45 horas de sexta-feira (2.45 horas em Portugal continental), "sete voos internacionais foram cancelados", informou o Aeroporto Internacional Ngurah Rai de Bali, em comunicado. Outros voos locais e internacionais foram atrasados.
O aeroporto local de Flores, o mais próximo do vulcão, não foi afetado pelas cinzas e conseguiu operar normalmente.
Esta quinta-feira, a agência indonésia de vulcanologia elevou o alerta para o nível mais alto do sistema, numa escala de quatro, e as autoridades impuseram um perímetro de exclusão de sete a oito quilómetros nos arredores do vulcão.
Em novembro, o vulcão Lewotobi Laki-Laki entrou em erupção várias vezes, matou nove pessoas, obrigou o cancelamento de dezenas de voos internacionais à ilha turística de Bali e forçou a evacuação de milhares de pessoas.
A Indonésia está situada no "Círculo de Fogo" do Pacífico, uma área com intensa atividade sísmica e vulcânica.
