O vulcão Sundhnukagigar, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção, esta terça-feira, pela oitava vez desde 2023 e obrigou a saída dos moradores de uma vila de pescadores.
Corpo do artigo
"Uma erupção começou na cratera do Sundhnukagigar", perto do povoado de Grindavik, anunciou a Agência Meteorológica da Islândia (OMI).
Segundo a agência, a "fissura eruptiva" tinha inicialmente 700 metros e algumas horas depois alcançava os 1200. Além disso, às 11 horas, "uma nova fissura eruptiva abriu-se centenas de metros dentro das barreiras protetoras ao norte de Grindavik".
"Reiteramos as nossas instruções para que as pessoas deixem a área de perigo, mas, como dissemos, algumas pessoas permaneceram em sete ou oito casas", disse ao canal de televisão o delegado de polícia da região, Ulfar Luvidksson.
O Blue Lagoon, um conhecido spa, resolveu fechar durante o dia.
A erupção anterior, a sétima num ano, ocorreu em novembro. No final de 2023, pouco antes de uma erupção vulcânica na região, a maioria dos quatro mil habitantes de Grindavik deixou a área. Desde então, quase todas as casas foram vendidas ao Estado e a maioria dos moradores deixou a região. Segundo a emissora RUV, apenas 40 casas continuam ocupadas.
Os vulcões da Islândia estavam adormecidos há 800 anos quando em março de 2021 começou um período de grande atividade sísmica. A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos, mais do qualquer outro país europeu. A ilha está localizada na dorsal mesoatlântica, uma falha que marca o limite entre as placas euroasiática e norte-americana e provoca terramotos e erupções.